Endoscopia Veterinária: Helicobacter, como pesquisar?
O papel do helicobacter nas gastrites em animais de companhia ainda não está totalmente esclarecido. Vários estudos demonstram que o helicobacter pode ser detectado na mucosa gástrica tanto de cães e gatos saudáveis como de cães e gatos com sintomatologia GI.
Apesar da relação infeção e doença não estar bem definida, por vezes quando há sintomatologia gástrica em que outros diagnósticos diferenciais já foram excluídos, o clínico pode requisitar a pesquisa desta bactéria gram negativa.
Para pesquisa podemos recorrer a métodos não invasivos:
– Pesquisa de helicobacter nas fezes por PCR ou teste da urease
– Detecção de helicobacter na saliva por PCR
Ou recorrer a métodos invasivos, como a endoscopia ou a celiotomia, de forma a obter amostras diretas da mucosa gástrica para:
– Citologia
– Histopatologia
– Teste da urease
– Cultura
A vantagem dos testes invasivos é que nos permitem colher amostras para histopatologia e descartar outras causas.
Dentro dos testes invasivos, na veterinária, um dos métodos mais práticos é a citologia gástrica. A citologia gástrica é obtida através de uma escova que é avançada pelo canal de trabalho do endoscópio.
Essa escova deve entrar em contato com a mucosa gástrica e ser gentilmente friccionada desde o antro até ao fundo gástrico ao longo de toda a curvatura maior.
A citologia permite obter amostras de uma área maior de forma rápida e prática.
A histopatologia deve sempre ser feita, mesmo que não seja com o objetivo de pesquisar helicobacter.
Contudo quando usada na pesquisa do mesmo é importante ter em mente que há maior prevalência de helicobacter no cárdia e no fundo gástrico sendo importante a toma de várias amostras desde o cárdia até o antro para aumentarmos a hipótese de obter uma amostra positiva.
O teste da urease é muito usado em medicina humana e está validado na medicina veterinária, mas implica possuir kits específicos e temos que esperar 24 horas para obter uma resposta.
A cultura de helicobacter é difícil de ser feita mesmo em medicina humana, não sendo assim a melhor ferramenta diagnóstica.
De todos os testes a citologia é a que podemos executar de forma rápida, prática, pouco dispendiosa e que podemos ter o resultado de forma imediata.
Para mais informações sobre o diagnostico de helicobacter em animais de companhia clique aqui
Para mais informações sobre a prevalência de helicobacter em cães portugueses clique aqui
Sou mãe, veterinária, vivo ali mais a sul, apaixonada pelo mar, capoeira e chocolates.
Pretendo partilhar um pouco do que aprendo todos os dias neste mundo da endoscopia veterinária.