Endoscopia Veterinária: Tudo que precisa saber sobre a endoscopia digestiva baixa
Na publicação anterior falamos um pouco sobre o que é a endoscopia digestiva alta, hoje vamos falar o oposto endoscopia digestiva baixa.
A endoscopia digestiva baixa pode ser realizada tanto em cães como em gatos. Também pode ser denominada de ileocolonoscopia ou colonoscopia.
Apesar de existirem endoscópios específicos, chamados de colonoscópios, por norma, dentro da medicina veterinária, podemos utilizar o gastroscópio para este procedimento pois tem tamanho suficiente para conseguirmos executar o exame.
Como funciona a endoscopia digestiva baixa?
Na endoscopia digestiva baixa o endoscópio é inserido através do ânus e avançado pelo menos até a válvula cecocólica (zona que faz a transição entre intestino delgado e grosso). Podendo depois avançar ou não pelo íleo.
O que podemos avaliar com a endoscopia digestiva baixa?
Com este exame podemos avaliar: o recto, todas as porções do cólon, o ceco e por vezes o íleo. Dependendo do tamanho do paciente e do endoscópio utilizado nem sempre conseguimos avançar para o íleo.
Porque o meu animal pode precisar de uma colonoscopia?
Existem vários motivos para realizar uma colonoscopia: diarreia crónica, presença de sangue nas fezes, dor ao defecar, dificuldade a defecar, perda de peso, entre outros. Esses pacientes, por norma, não respondem ao tratamento médico e os exames complementares menos invasivos (como analises sanguíneas, radiografia e ecografia) não permitem chegar a um diagnóstico.
Normalmente durante o exame realiza-se a recolha de várias amostras (biópsias). Essas biopsias são posteriormente enviadas para um laboratório de histopatologia e avaliadas podendo nos levar a um diagnóstico final.
Em alguns casos, através da colonoscopia podemos realizar alguns procedimentos cirúrgicos, como remoção de determinados tipos de massas e pólipos.
Então todas as massas ou pólipos podem ser removidos por endoscopia?
Não, nem todas as massas tem indicação para serem removidas com recurso ao endoscópio. Para determinar quais massas podem ser removidas por colonoscopia temos de avaliar, o tipo de massa que é, o tamanho da massa, o seu grau de infiltração (seria como dizer: até onde as células dessa massa se espalharam) e o equipamento disponível para o procedimento.
É importante ressaltar que a endoscopia nunca é usada como único exame diagnóstico ou procedimento interventivo. Na verdade, a endoscopia não é o exame de primeira abordagem na maioria dos casos, existem vários passos a serem seguidos e outros exames a serem feitos antes de avançarmos com a endoscopia.
É importante respeitar e seguir esses passos de forma a poder tirar real proveito quando o seu animal precisar realizar uma endoscopia digestiva baixa.
O meu animal precisa ser anestesiado?
Como na endoscopia digestiva alta, o paciente precisa ser anestesiado para realizar o exame, mas se o seu animal não apresentar outros problemas de saúde, ou complicações anestésicas pode ter alta no mesmo dia, sem grandes restrições na sua rotina.
Sou mãe, veterinária, vivo ali mais a sul, apaixonada pelo mar, capoeira e chocolates.
Pretendo partilhar um pouco do que aprendo todos os dias neste mundo da endoscopia veterinária.