Endoscopia Veterinária: Porque o seu animal precisa da mínima invasão
Muitos já ouviram falar de endoscopia, principalmente em pessoas. Mas poucos sabem que este tipo de exame já se encontra disponível para os nossos animais de companhia na clínica veterinária.
Afinal o que é a endoscopia?
Endoscopia significa “Olhar para dentro”.
A endoscopia é um meio de diagnóstico que permite observar órgãos e outras estruturas anatómicas dos nossos cães e gatos. Isso é possível com recurso a um equipamento designado de endoscópio.
Porque o meu animal será mais feliz com a endoscopia veterinaria?
O seu animal será mais feliz porque a endoscopia na clínica veterinária proporciona mais conforto e segurança ao seu melhor amigo. Antigamente as informações que nos eram dadas pela endoscopia apenas podiam ser obtidas através de procedimentos mais invasivos como a cirurgia. Esses procedimentos podem ser mais dolorosos, e limitam muito mais o seu animal no pós cirúrgico. Com a endoscopia veterinária isso mudou. Para que arriscar em algo mais invasivo que pode trazer mais complicações se há alternativas eficazes?
Como funciona a endoscopia?
De forma simples: o endoscópio tem como principal constituinte um tubo, que está conectado a uma câmara e que pode ser inserido em orifícios naturais como: boca, nariz, ouvidos, vagina, uretra e ânus. Por vezes pode-se fazer pequenas incisões na pele e no músculo para inserir o endoscópio e podermos observar outras estruturas. Tendo em conta que podemos fazer este exame através de orifícios naturais ou pequenas incisões, estes procedimentos são denominados de minimamente invasivos.
A endoscopia é um exame extremamente versátil e atualmente, dentro da veterinária, permite: avaliar desde o sistema gastrointestinal, respiratório, urinário, reprodutor, articulações e ainda atua em áreas como oncologia e cirurgia.
Quais as principais vantagens da endoscopia na veterinária?
A endoscopia permite-nos obter imagens reais das estruturas anatómicas do seu cão e do seu gato que de outra forma apenas seria possível através de cirurgia aberta. A endoscopia também permite a colheita de amostras dos diferentes tecidos, designadas de biópsias, que são essenciais para obter um diagnóstico sem sujeitar o seu animal a uma cirurgia aberta.
Além das vantagens diagnósticas, a endoscopia permite resolver de forma rápida um dos problemas mais comuns dos nossos animais de companhia: remoção de corpos estranhos.
Muitas vezes cães e gatos comem ossos, brinquedos, meias entre outros objetos que acabam presos no trato digestivo. Com o endoscópio é possível extrair a maioria desses corpos estranhos sem sujeitar o paciente a uma cirurgia. Outros corpos estranhos frequentes são as praganas e pequenas ervas, que tendem a ficar alojadas no nariz e muitas vezes passam para a árvore brônquica do seu animal.
O paciente tem de ser anestesiado?
O seu animal precisa ser anestesiado para realizar o exame, contudo como o exame é realizado através de orifícios naturais ou através de pequenas incisões, há menos dor associada, menos complicações e a recuperação é muito mais rápida. Na maioria dos casos o paciente não necessita ficar hospitalizado após o procedimento.
A mínima invasão é uma ferramenta essencial na clínica veterinária e o seu animal deve ter acesso à mesma. A INSIDE Endoscopia Veterinária pretende levar a endoscopia ao seu animal mas sem tira-lo da sua zona de conforto. Assim sendo o nosso objetivo é trabalharmos em conjunto com o seu veterinário.
Na próxima publicação iremos falar sobre os diferentes tipos de endoscopia que existe em medicina veterinária.
Já conhece os serviços da INSIDE Endoscopia Veterinária?
Sou mãe, veterinária, vivo ali mais a sul, apaixonada pelo mar, capoeira e chocolates.
Pretendo partilhar um pouco do que aprendo todos os dias neste mundo da endoscopia veterinária.